terça-feira, 28 de outubro de 2008

CUBA !!! Porquê Cuba?

«Cuba é mais uma esperança é mais uma tentativa de conseguir alterar a vida da Ariana.
A Ariana é uma menina linda de 14 anos de idade (já feitos em Cuba), feitos no dia 7 de Outubro e que é muito doce, risonha, sociável e meiga.

Nasceu em Outubro de 1994 de parto normal e foi considerada como um bebe normal com indice de Apgar 9 a 1 minuto e 10 a 5 minutos. Tinha 3,040Kg e 48,5 cm, chorou e aparentemente estava tudo bem.

Com o passar do tempo, apesar de não detectarmos nada de anormal foi-nos parecendo que "demorava" algum tempo a fazer determinadas coisas, como gatinhar ou andar. Perto dos 20 meses e como ela andava, ainda com marcha de "base alargada"- à Pato - a pediatra ganhou coragem para falar connosco e encaminhar a Ariana para uma consulta de desenvolvimento e também para uma consulta de neurologia devido a uns tremores intensos que ela manifestava. Tinha, inclusive, uma posição especifica para adormecer- só adormecia deitada de barriga para baixo a tremer e com os braços ao lado da cabeça e com os dedos divididos em grupos de 3+2.
Fez vários despistes (x frágil, cariotipo, etc.). Fomos a vários médicos e fizemos exames de vários tipos mas todos sem qualquer resultado conclusivo. A única coisa que nos diziam era que tinha um atraso global do desenvolvimento. Devido a esse atraso do desenvolvimento foi incluida no espectro de autismo porque a zona do cérebro afectada provoca algumas reacções de autista.

Actualmente (neste ano lectivo) passou para uma escola de 2º ciclo (apenas devido á sua estatura e não aos seus conhecimentos académicos) o que torna ainda mais complicado, para nós pais,gerir essa situação de termos uma menina "grande" mas com uma mentalidade de "pequena" numa escola de "crescidos".

Daí ter surgido a ideia de Cuba (tentar fisioterapia intensiva e um aumento da coordenação motora e tambem da concentração) além de um programa baseado na "plasticidade" do cérebro humano o que faz com que as células danificadas mas não destruidas ainda possam ser recuperadas.

Neste momento estamos a tentar essa situação e apesar de ainda não ser muito significativo pensamos já conseguir detectar algumas melhorias.

Aproveito para agradecer a um grupo de amigos (que mobilizaram outros amigos e que conseguiram angariar 5.200€ para a Ariana), colegas de trabalho ( que alem de comprarem rifas ajudaram mesmo sem rifas), à transportadora aérea "white" (que ofereceu as passagens para Cuba), à agência de viagens "Mundo Vip" (que ofereceu o tranfer de Varadero para Havana),ao BES (que além de autorizarem assistência à familia para os pais ainda concederam um crédito com condições especificas e parte desse valor a fundo perdido), a todas essas pessoas e instituições o nosso muito obrigada. Foram todos vocês que nos premitiram tentar fazer mais algumas melhorias na vida da Ariana e tambem na nossa vida familiar.

Isto é um principio de resposta à pergunta - "Porquê Cuba??"- Espero conseguir ter uma resposta mais favorável com a continuação dos tratamentos propostos. Tratamentos esses que só foram possiveis com o apoio de todas as pessoas e instituições mencionadas anteriormente.
Mais uma vez os nossos agradecimentos. »

by Dina Ribeiro - Mãe da Ariana

3 comentários:

Anónimo disse...

um beijo enorme de saudades para os meus manos,para a minha menina um mundo cheio de esperanca,amor e montanhas de coragem.

Nanda Costa disse...

Mãe Dina, gostei muito de saber de notícias de vocês e de Ariana. Estava a ficar preocupada, mas ainda bem que disseram alguma coisa. Continuo com fé e muita esperança que voltem com a vossa menina senão curada que seja com muitass melhoras. Tenham fé e esperança que tudo vai correr bem.
Um beijo para si, um ENORME beijo a Ariana, e um abraço dos colegas Fernanda e Ricardo para o pai Ribeiro!

Fernanda

Anónimo disse...

Ariana a avó Laura e o avô Manel têm muitas saudades tuas e dos teus papás.Beijocas cheias de amor dos teus avós.